Mercedes-AMG E 63 S Station é a carrinha mais rápida do Mundo!
Estava prometida e adivinhava-se para breve, pois aqui está a supercarrinha da Mercedes que passará a ser "só" a mais rápida carrinha no mercado: com fulgurantes 3,5 s de 0 a 100 km/h, a AMG E 63 S 4MATIC+ Station "rebenta" com a escala com o seu V8 4.0 turbo a debitar 612 cv (850 Nm) às quatro rodas! Agora até os filhos vão querer ir para as aulas… mas tudo farão para que os pais saiam atrasados!
Para termos uma ideia do poderio destas grandes, confortáveis, espaçosas (não deixam de ter a maior bagageira do mercado) e luxuosas carrinhas, refira-se que estão limitadas electronicamente aos 250 km/h. Mas, com o "pack" AMG Driver a fasquia passa para os 290 km/h… ainda assim limitadas porque teriam potencial para passar a barreira dos 300 km/h!
Todo este poderio vem de duas afinações distintas do mesmo motor, o V8 4.0 biturbo que substitui os anteriores propulsores V8 5.5 biturbo e V12 6.2 atmosférico, com vantagens não só em potência mas, sobretudo, em consumos e emissões. Obviamente que estamos a falar de versões ultrapotentes que queimam muita gasolina, mas a Mercedes anuncia consumos entre os 9,1 e os 9,4 l/100 km.
A caixa é a automática Speedshift MCT de nove velocidades, enquanto os travões têm discos de grandes dimensões – sempre é preciso parar cerca de duas toneladas a ritmos muito elevados… –, podendo ser, em opção, em material carbocerâmico que resistem melhor ao sobreaquecimento e fadiga.
Esteticamente, estas E 63 Station da AMG têm um ar muito mais agressivo, sendo ainda 27 mm mais largas. Durante o primeiro ano, esta carrinha estará disponível na série especial Edition 1 que ganha ainda as jantes de 20 polegadas que lhe dão um ar ainda mais desportivo! Por dentro, além dos bancos desportivos à frente, continua a ser um automóvel familiar e funcional, como prova a volumosa bagageira (640 a 1820 litros), com a possibilidade de rebater o banco traseiro na proporção 40:20:40.
O Mercedes-AMG E 63 4MATIC+ Station (bem como a versão S) fará a sua aparição pública no salão de Genebra, dentro de pouco mais de um mês, estando o início das vendas previsto para Abril.